Uma boa leitura


Escrita em 1951, O Velho e o Mar foi a última grande obra de ficção de Ernest Hemmingway a ser publicada enquanto o autor ainda era vivo e é considerada por muitos a obra-prima da maturidade do autor.
Santiago é um pescador que, depois de 84 dias sem conseguir pescar um único peixe, passando pela provação do escárnio de seus colegas e sendo taxado azarento, decide partir sozinho em seu pequenino barco para o alto mar, na certeza de que, desta vez, terá sucesso. Solidão, pensamentos, sonhos e uma inabalável confiança sustentam o velho e solitário homem, quando ele fisga o “peixe perfeito”, com quem trava uma batalha de superação pessoal e transposição de limites durante 3 dias.
Com poucas páginas, o livro traz uma história que a primeira vista não parece render muita coisa. Para os simplistas é apenas o relato enfadonho da luta de um velho pescador contra um grande peixe. Mas O Velho e o Mar é muito mais do que isto. Concisa e densa, a narrativa caminha sobre um fio tão tenso que beira o extenuamento, o leitor é levado para dentro do monólogo de Santiago, envolve-se com suas dúvidas, sua angústia, sua tristeza e suas pequenas alegrias, quase ao ponto de sentir na própria pele suas provações físicas e sua dor.
O conto sintetiza, de alguma maneira, toda a visão de mundo do autor através do personagem: é carregado de amargura e de pensamentos que remetem à aceitação serena, mas não sem luta, da derrota, da perda, do triunfo pela consciência de sua dignidade própria. Santiago, tem uma visão muito nítida de como é sua vida: uma constante e infindável luta que, garante sua sobrevivência com pequenas vitórias, mas chega ao fim da vida carregando nas costas os restos daquilo pelo qual batalhou durante toda sua existência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aos amigos queridos e distantes...

A paz que fez o homem chorar